STF: Paraná pede prisão de secretário de Dilma
Josias de Souza
02/07/2014 18h26
A verba é de um programa chamado Proinveste. Destina-se ao financiamento de projetos de infraestrutura. Há dois anos, o governo federal liberou empréstimos para todos os Estados, exceto o Paraná. Alegou-se que a administração Richa descumprira a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Paraná recorreu ao STF. Relator do caso, o ministro Marco Aurélio Mello concluiu que o TCU havia aprovado as contas do governo paranaense. Por isso, ordenou a liberação da verba. Fez isso uma vez, em fevereiro. Duas vezes, em abril. Três vezes, em junho.
No último despacho, Marco Aurélio disse estar "estarrecido" com a demora em executar a ordem judicial. "É inconcebível que, por isto ou por aquilo, persista-se em certa ótica com o objetivo de driblar a decisão do STF", anotou, antes de elevar para R$ 500 mil a multa diária por descumprimento.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.