Topo

Justiça condena mais 5 envolvidos no mensalão

Josias de Souza

04/08/2014 16h06

A Justiça Federal condenou, no Espírito Santo, cinco empresários por lavagem de dinheiro procedente do esquema do mensalão. Dois deles —Mauro Carvalho Pitanga e José Elias de Paulo—, são sócios na Eplo Trading S/A. Outros três —Flávio Mitsuo Miazaqui, Narciso Albertini e Wladmir Santos Sanches—, são donos da Athenas Trading S/A. Juntos, receberam cerca de R$ 2 milhões em verbas sujas repassadas pela SMP&B Comunicação, de Marcos Valério.

Segundo notícia veiculada pela Procuradoria da República, ficou demonstrado no processo que os réus tentaram ocultar a má origem do dinheiro, obtido por meio de corrupção e crime contra o sistema financeiro. Mauro Pitanga e José Elias, os sócios da Eplo, foram condenados também por falsidade em operações de câmbio e sonegação fiscal.

As penas impostas aos réus variaram de três anos e seis meses até nove anos e sete meses. Como se trata de uma sentença de primeiro grau, ainda cabe recurso.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Justiça condena mais 5 envolvidos no mensalão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza