Topo

STF autoriza Delúbio a cumprir a pena em casa

Josias de Souza

22/09/2014 20h48

O ministro Luis Roberto Barroso, do STF, autorizou Delúbio Soares a cumprir o resto da pena em casa. Condenado pelo STF a 6 anos e 8 meses de prisão, o ex-tesoreiro do PT está preso há menos de um ano. Mas, pelas contas do Supremo, descontando-se 117 dias de trabalho externo, ele já teria cumprido um sexto da pena. O que lhe dá o direito de migrar do regime semiaberto à prisão domiciliar.

A lei prevê o abatimento de um dia da pena para cada três dias trabalhados. Coube à defesa de Delúbio requerer a progressão de regime. Responsável pelo acompanhamento da execução das penas do mensalão, Barroso requisitou a opinião do procurador-geral da República Rodrigo Janot. Que se manifestou a favor do deferimento do pedido.

Antes de Delúbio, outros três mensaleiros haviam obtido autorização judicial para migrar do regime semiaberto para a prisão domiciliar: o ex-presidente do PT José Genoino e dois filiados do extinto PL, hoje PR: o ex-deputado federal Bispo Rodrigues e o ex-tesoureiro da legenda Jacinto Lamas.

Estima-se que o grão petista José Dirceu poderá requerer a progressão para a prisão domiciliary em novembro. Valdemar Costa Neto, mandachuva do PR, deve fazer o mesmo no final de dezembro. E o ex-presidente petista da Câmara, João Paulo Cunha, em fevereiro de 2015.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

STF autoriza Delúbio a cumprir a pena em casa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza