Topo

Reforma de Aécio inclui regra ruim para Rede

Josias de Souza

07/10/2014 05h00

Uma das condições que Marina Silva cogita impor para apoiar a candidatura de Aécio Neves é o compromisso do candidato de realizar uma reforma política que inclua o fim da reeleição. O presidenciável tucano não terá dificuldades em aquiescer. Mas seu projeto de reforma, que ele promete para o primeiro dia do seu eventual governo, prevê um artigo que dificulta a criação partidos novos —como a Rede Sustentabilidade, de Marina.

Alguns chamam de cláusula de barreira. Outros, de cláusula de desempenho. Numa entrevista concedida ao blog há seis meses, em abril, o próprio Aécio explicou:

"Você pode criar um partido político, pode juntar as assinaturas e ir lá no TSE registrar seu partido. Mas você só vai garantir o funcionamento desse partido, com tempo de [propaganda] na televisão e fundo partidário, se ele tiver sintonia com algum segmento da sociedade. Para isso, ele preciará ter pelo menos 5% dos votos nacionais -pode-se até calibrar esse percentual, […] divididos em pelo menos nove estados, com pelo menos 3% em cada um desses nove Estados."

Aécio prosseguiu: "Nós vamos cair de vinte e tantos partidos [com representação no Congresso] para seis, sete partidos no Congresso Nacional. Isso já é um alívio nas relações internas, aqui."

Nessa mesma entrevista, Aécio disse ser contra a reeleição. Porém, diferentemente de Marina, absteve-se de informar se a nova sistemática valeria já a partir do seu hipotético mandato. De resto, esclareceu que deseja um mandato de cinco anos, não de quatro, como é hoje.

Aécio disse: "eu, de forma objetiva e clara, sou contra a reeleição. A experiência da reeleição mostra uma disputa desigual. A própria presidente Dilma acabou de desmoralizar a reeleição. […] Eu defendo mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos, sem reeleição."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reforma de Aécio inclui regra ruim para Rede - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza