Topo

Governo chantageia empreiteiras, acusa PSDB

Josias de Souza

21/11/2014 03h41

O senador Aloysio Nunes Ferreira e o deputado Antônio Imbassahy, líderes do PSDB no Senado e na Câmara, divulgaram uma carta aberta na qual acusam o governo de chantagear empreiteiras para que elas pressionem parlamentares. A dupla sustenta que o governo condiciona o pagamento de obras públicas à aprovação do projeto que libera a pasta da Fazenda para descumprir a meta fiscal de 2014, fechando as contas no vermelho.

"É inaceitável a chantagem feita pelo governo federal ao atrelar o pagamento das dívidas com as empresas que fazem obras públicas ao apoio ao projeto de lei que modifica a Lei de Diretrizes Orçamentárias", escreveram Aloysio (SP) e Imbassahy (BA). Eles atribuem a "chantagem" a dois ministros: Miriam Belchior (Planejamento) e Paulo Sérgio Passos (Transportes).

Ironia em riste, os líderes tucanos anotaram que os ministros de Dilma articulam o encotro entre "a necessidade" dos empreiteiros ameaçados de calote e "o vício" dos parlamentares à procura de dinheiro para fechar suas contas de campanha. Acusam-nos de ultrapassar os "ultimos limites do pudor."

A pressão sobre os empreiteiros, afirmam os líderes do PSDB, foi feita em conversas com representantes de duas entidades patronais: a Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil.

Além de chamar os ministros de chantagistas, a carta do PSDB acusa-os de mentir. "A ministra Miriam Belchior mente ao dizer que 'se o Congresso não aprovar a flexibilização do superávit, o que nos resta é parar os investimentos. Quanto ao ministro dos Transportes, prossegue o texto, "mente ao dizer aos empresários que só pagará as dívidas de R$ 1,4 bilhão se o projeto for aprovado."

Para Aloysio e Imbassahy, os episódios potencializam a "relação indecorosa" que Dilma mantém com o Congresso.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governo chantageia empreiteiras, acusa PSDB - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza