Topo

Sarney avalizou gesto de Renan contra Dilma

Josias de Souza

05/03/2015 02h59

Renan Calheiros não agiu sozinho ao devolver para o Planalto a medida provisória que Dilma Rousseff editara para elevar a tributação da folha salarial. Antes de tomar a decisão, o presidente do Senado aconselhou-se com seus principais aliados no PMDB. Entre eles o ex-presidente José Sarney. Aliado do petismo desde o primeiro mandato de Lula, iniciado em 2003, o morubixaba do Maranhão avalizou o gesto.

Nas suas conversas privadas, Renan começa a conjugar a gestão de Dilma no passado. Dá a entender que a devolução da medida provisória foi apenas o início de sua trajetória rumo ao desembarque. Fala como se tivesse tomado um caminho sem volta. Parece decidido a proporcionar novas surpresas ao Planalto.

A súbita conversão de Renan e seu grupo em quase-ex-aliados do governo coincide com a propagação da notícia segundo a qual o nome dele consta da lista de políticos que devem responder a inquérito no STF por suspeita de recebimento de propinas extraídas da Petrobras. O senador diz enxergar as digitais do Planalto no vazamento do seu nome. Algo que, se confirmado, pode render-lhe algum discurso. Mas não serve de explicação para as acusações que constam dos autos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sarney avalizou gesto de Renan contra Dilma - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza