Topo

Rede protocola novo pedido de registro no TSE

Josias de Souza

29/05/2015 06h29

A Rede Sustentabilidade, legenda que a ex-presidenciável Marina Silva tenta criar, protocolou novo pedido de registro no TSE nesta quinta-feira (28). Anexou ao documento 56.628 assinaturas de apoiadores, informa o repórter Washington Luiz. Pediu que fossem juntadas às 442.524 já conferidas e referendadas pela Justiça Eleitoral.

Se as novas assinaturas forem autenticadas, a Rede terá mais do que o número de apoiadores exigidos por lei, que é 484.169. Ultrapassará a marca de 0,5% dos votos válidos da eleição para a Câmara dos Deputados em 2014, mínimo exigido para a expedição de uma certidão de nascimento para o partido.

Este é o segundo pedido de registro da Rede. O primeiro, julgado em 2013, a um ano das eleições presidenciais de 2014, foi indeferido pela quase unanimidade dos ministros do TSE. O placar foi de 6 a 1 contra a criação da legenda. Em reação, Marina filiou-se ao PSB e tornou-se candidata a vice na chapa presidencial de Eduardo Campos. Com a morte dele, virou a número um da chapa. Derrotada, apoiou a candidatura do tucano Aécio Neves no segundo turno.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rede protocola novo pedido de registro no TSE - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza