Topo

Inquérito contra Lula é decorrência da empáfia

Josias de Souza

16/07/2015 18h45

Noutros tempos, era difícil distinguir o que é legítimo do que não é em matéria de lobby. Lula tornou esse debate desnecessário. Fora da presidência, passou a atuar como um político de negócios. Fez isso às claras, aproveitando as cascas, sem esquecer das gemas.

Lula passou a voar em jatinho de empreiteita com a naturalidade de quem toma um táxi ou um ônibus na esquina. Voou para o estrangeiro nas asas da Odebrecht. Participou de conversas que desaguaram em negócios. Alguns deles financiados pelo bom e velho BNDES.

As empreitadas internacionais de Lula já haviam frequentado as manchetes. Mas o ex-soberano sempre deu de ombros. Dizia orgulhar-se de vender o Brasil no exterior. Resultado: o morubixaba do PT tornou-se protagonista de um inquérito da Procuradoria da República. Será investigado por suspeita de tráfico de influência.

Dessa vez, Lula não poderá dizer apenas "eu não sabia". A empáfia enfiou-o dentro de um inquérito. Para sair dele, talvez tenha de explicar porque desperdiça pedaços de sua ex-presidência com palestras ocultas e encontros esquisitos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Inquérito contra Lula é decorrência da empáfia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza