Topo

Para Temer, saída do PMDB do governo aproximaria economia de quadro caótico

Josias de Souza

02/08/2015 05h57

Para se contrapor aos radicais do PMDB, que defendem o rompimento com Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer passou a brandir internamente a tese do caos econômico. Sustenta que o desembarque imediato do partido produziria tamanha instabilidade política que os efeitos sobre a economia seriam devastadores.

Nessa avaliação, a saída formal do PMDB atearia nos agentes econômicos a percepção de perda da capacidade do governo de recompor sua maioria no Congresso. Os reflexos seriam instantâneos sobre as cotações da Bolsa e do câmbio. Os investidores, hoje hesitantes, se trancariam no cofre. E a perspectiva de retomada do crescimento econômico iria para as calendas.

Beneficiário direto de um eventual impeachment, o número 2 de Dilma equilibra-se sobre o fio da navalha. Aos interlocutores da oposição, Temer informa nos subterrâneos que não hesitará em cumprir suas responsabilidades constitucionais sempre que demandado. Aos correligionários do PMDB, diz que não convém à legenda sacrificar sua condição de esteio da governabilidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para Temer, saída do PMDB do governo aproximaria economia de quadro caótico - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza