Topo

Cristovam: ‘É hora de trocar Levy por Meirelles’

Josias de Souza

10/09/2015 14h27

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que a perda do grau de investimento decretada pela agência Standard & Poor's exige de Dilma Rousseff "providências decisivas e rápidas". A primeira delas, disse o senador ao blog, "é trazer de volta alguém como Henrique Meirelles".

Sob Lula, Meirelles foi presidente do Banco Central. Agora, opina Cristivam, ele deveria ser acomodado na poltrona de Joaquim Levy, no Ministério da Fazenda. "Fui defensor do Levy sempre, mas ele fracassou", afirma o senador. "Levy perdeu a credibilidade, por mais que tenha competência. Não dá mais."

Em 1998, quando ainda era filiado ao PT, Cristovam surpreendeu os correligionários ao sugerir que, se eleito, Lula deveria manter na Esplanada Pedro Malan, ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso. Ele explica seu conservadorismo na economia assim:

"Sou radical de esquerda na área da educação e no social. Mas sou conservador na política econômica. Não tem segredo, é uma questão de aritmética. E tem uma coisa que jamais pode ser ignorada em matéria de economia: confiança." Para Cristovam, a volta de Meirelles restauraria a confiança.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cristovam: ‘É hora de trocar Levy por Meirelles’ - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza