Topo

Simples doméstico mostrou que Brasil é governado pela prepotência impotente

Josias de Souza

04/11/2015 16h00

No seu esforço para fazer o pior o melhor que pode, o governo se superou na estreia do Simples doméstico. Para pagar seus tributos, o brasileiro precisa aceitar sua condição de escravo da Receita Federal. Só consegue extrair a guia de pagamento do site oficial quem dá expediente integral defronte do computador, inclusive de madrugada. De raro em raro o esforço é premiado. Por enquanto, apenas 20% dos patrões alcançaram a graça de obter a guia de pagamento dos tributos e direitos trabalhistas dos seus empregados domésticos.

Desde que assumiu o segundo mandato, Dilma Rousseff não sabe muito bem que rumo vai dar ao seu governo. Mas, enquanto puder, a imperadora parece decidida a continuar enchendo o saco dos súditos. O prazo para o pagamento do 'complicado doméstico' vence em dois dias. Ao mesmo tempo em que se revela incapaz de fornecer a guia de recolhimento, o fisco resiste em prorrogar o prazo. Condiciona a meia-volta a uma avaliação técnica que ateste a incompetência do governo. Quer dizer: sob Dilma, os brasileiros estão sendo governados pela prepotência mais impotente de toda a sua história.

– Atualização feita às 19h05 desta quarta-feira (4): rendendo-se ao óbvio, o governo decidiu prorrogar o prazo para o pagamento do Simples doméstico.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Simples doméstico mostrou que Brasil é governado pela prepotência impotente - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza