Topo

Grupo do PMDB anti-Dilma critica ação do líder

Josias de Souza

07/12/2015 13h24

Responsável pela indicação dos oito representantes do PMDB na comissão do impeachment, o líder Leonardo Picciani (RJ) recebe na manhã desta segunda-feira duras críticas da ala do partido que deseja ver Dilma Rousseff pelas costas. "Em vez de reunir a bancada, o Picciani discute os nomes do PMDB no Palácio do Planalto", queixa-se o deputado Lúcio Vieira Lima (BA).

O PMDB terá oito representantes na comissão. Picciani já escolheu cinco, todos contrários ao impeachment. Além de si próprio, o líder peemedebista escalou Hildo Rocha (MA), João Arruda (PR), José Priante (PA) e Washington Reis (RJ). "Como não fez nenhuma reunião, Picciani não pode falar pela bancada, é porta-voz de si mesmo. Não é desse jeito que se constrói a unidade partidária", criticou Lúcio. Ele disputou a liderança com Picciani, em fevereiro. Perdeu pela diferença de um voto.

"Todo mundo sabe que o PMDB é um partido dividido", afirmou Lúcio. "O papel do líder, como intérprete da vontade da bancada, deveria ser o de respeitar a proporcionalidade, incluindo na comissão do impeachment representantes de todos os grupos."

Pelo menos três deputados francamente favoráveis ao impeachment enviaram ofícios a Picciani pedindo para integrar a comissão que analisará o pedido de afastamento de Dilma: o próprio Lúcio Vieira Lima e os gaúchos Osmar Terra e Darcísio Perondi. Por ora, não receberam resposta do líder.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grupo do PMDB anti-Dilma critica ação do líder - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza