Topo

Por impeachment, oposição quer afastar Cunha

Josias de Souza

04/03/2016 19h21

A convite do presidente do PSDB, Aécio Neves, governadores, líderes e presidentes de partidos oposicionistas realizam uma reunião emergencial na noite desta sexta-feira, em Brasília. O objetivo do encontro é definir uma estratégia para acelerar a votação do pedido de impeachment que corre contra Dilma Rousseff na Câmara. Uma das principais decisões do grupo é a de promover um movimento para afastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara.

A oposição, que já tratou Cunha como aliado, agora enxerga nele um entrave à tramitação do impeachment. Avalia-se que o deputado perdeu todas as condições para presidir o processo contra Dilma depois que o STF o converteu em réu por suspeita de recebimento de petropropinas de US$ 5 milhões.

Cogita-se inaugurar na próxima semana um movimento suprapartidário anti-Cunha. Duas providências estão sob análise: o bloqueio das votações em plenário e o boicote às reuniões do colégio de líderes, que ocorrem semanalmente para definir a pauta de votações da Câmara.

Os oposicionistas decidiram também solicitar uma audiência coletiva com o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. Vão pedir pressa na análise do recurso protocolado pela Câmara no Supremo contra o rito definido pelo tribunal para a tramitação do impeachment. A Câmara aguarda por essa definição para compor a comissão especial que analisará o impedimento de Dilma.

O PSDB defende que o grupo visite também o presidente do TSE, Dias Toffoli. Deseja-se pedir pressa no julgamento das quatro ações que pedem a cassação dos mandatos de Dilma e do vice-presidente Michel Temer. As ações foram protocoladas pelo tucanato. Numa delas, questiona-se o uso de verbas sujas da Petrobras no financiamento da campanha à reeleição.

De resto, a oposição deve apoiar as ações da força-tarefa da Lava Jato e do juiz Sérgio Moro, além de reforçar as convocações para os protestos de rua anti-Dilma, marcados para 13 de março. Avalia-se que um ronco expressivo do asfalto é pré-condição para destravar o impeachment.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por impeachment, oposição quer afastar Cunha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza