PPS usa delação de Delcídio para pedir providências contra Lula no mensalão
Josias de Souza
23/03/2016 11h21
Jungmann sustenta que Delcídio mencionou fatos e narrou reuniões que não deixam dúvidas quanto à responsabilidade criminal de Lula. Pede que o ex-presidente seja investigado por suspeita da prática de crimes como peculato, obstrução da Justiça, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
O texto da representação menciona comentário feito pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, no último dia 16. Durante a sessão de julgamento dos recursos sobre o rito processual do impeachment, Gilmar citou a deleção de Delcídio e a revelação de que o autor intelectual do esquema de corrupção era Lula.
Disse Gilmar Mendes: "Talvez agora a Procuradoria, via o procurador-geral da República Rodrigo Janot e a procuradora Ela Wiecko, venham colmatar (fechar) essa lacuna perante o próprio Supremo Tribunal Federal, resolvendo esse dilema do mensalão."
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.