Topo

Senado reclama no STF e no CNJ contra operação da PF em imóvel de senadora

Josias de Souza

23/06/2016 19h10

A Advocacia-Geral do Senado protocolará no Supremo Tribunal Federal e no Conselho Nacional de Justiça reclamações contra o juiz federal Paulo Bueno de Azevedo, da 6ª Vara Criminal de São Paulo. O magistrado será acusado de usurpar a competência do STF ao autorizar a Polícia Federal a fazer uma operação de busca e apreensão no apartamento functional da senadora Gleisi Hoffmann.

As reclamações foram encomendadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A decisão foi avalizada pelo vice-presidente da Casa, Jorge Viana (PT-SP). Os agentes da PF estiveram no imóvel utilizado por Gleisi na manhã desta quinta-feira. Prenderam o marido da senadora, o ex-ministro petista Paulo Bernardo. E, segundo a queixa do Senado, varejaram o imóvel.

Na hipótese de prevalecer o etendimento dos advogados do Senado, os papeis e equipamentos apreendidos no imóvel funcional da senadora teriam de ser devolvidos. Nesse caso, o conteúdo seria desconsirado para efeitos de investigação.

Gleisi não compareceu ao Senado nesta quinta-feira. Faltou inclusive à reunião da Comissão do impeachment, da qual é integrante titular. Ela estava no apartamento no instante em que os agentes federais perscrutaram o imóvel.

Paulo Bernardo foi preso sob a acusação de liderar uma quadrilha que desviou R$ 100 milhões de empréstimos consignados contraídos por servidores públicos. Desse total, informam os investigadores, R$ 7 milhões teriam sido carreados para o ex-ministro.

Para Gleisi, tudo não passa de uma tentativa de desviar o foco do governo Temer, "claramente envolvido em desvios." Falta nexo à alegação da senadora. A corrupção atual é multipartidária. O PMDB de Temer participou da pilhagem como sócio majoritário do PT. Mas a coisa aconteceu nos governos de Lula e Dilma. A gestão atual, provisória e recente, ainda não teve tempo de cometer pecado original.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Senado reclama no STF e no CNJ contra operação da PF em imóvel de senadora - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza