Topo

Lula mira em Temer e acerta Fernando Haddad

Josias de Souza

13/07/2016 02h53

Ao empurrar o PT para dentro da articulação que resultou no surgimento da candidatura de Marcelo Castro (PMDB-PI) à presidência da Câmara, Lula revelou-se dono de uma pontaria peculiar. Apontou para Michel Temer. E acertou pelas costas o petista Fernando Haddad, prefeito de São Paulo.

Candidato à reeleição, Haddad molha a camisa para construir a coligação partidária que lhe dará suporte. Tratava como favas contadas a adesão do PR. Mas o mensaleiro Valdemar Costa Neto, dono da legenda, ameaça deixar Haddad falando sozinho se o PT negar apoio ao deputado paranaense Fernando Giacobo, postulante do PR à poltrona de presidente da Câmara.

Visto como azarão na corrida pela cadeira que foi de Eduardo Cunha, Giacobo apresenta-se nos porões como defensor dos interesses do chamado baixo clero parlamentar. Em privado, referia-se aos votos de petistas e congêneres como um passaporte para o segundo turno da disputa interna da Câmara. Sem eles, suas chances evaporam. E o acerto do PR com Haddad sobe no telhado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula mira em Temer e acerta Fernando Haddad - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza