Topo

Moro: contra corrupto profissional, o vigor da lei

Josias de Souza

20/10/2016 16h00

Sergio Moro fez uma palestra para magistrados e servidores da Justiça do Paraná nesta quinta-feira, um dia depois da prisão de Eduardo Cunha. Falou sobre um tema que ele mesmo sugeriu: "Corrupção sistêmica e Justiça criminal". Sem mencionar o nome do ex-mandarim da Câmara, o juiz da Lava Jato referiu-se claramente ao novo hóspede do sistema carcerário de Curitiba.

Moro disse que há no Brasil um cenário de "corrupção sistêmica". Para combater a roubalheira generalizada, sugere a "aplicação vigorosa da lei". A certa altura, declarou: "Nossos processos não podem ser um faz de conta."

Mencionou os casos em que a corrupção se torna uma prática "serial, profissional e reiterada" —os mesmos termos que havia anotado na ordem de prisão de Eduardo Cunha. Ensinou: "Quando a regra do jogo é a corrupção, não admitir o risco de reiteração criminosa [um dos fundamentos para a prisão preventiva] me parece incorreto."

Para o juiz da Lava Jato, em matéria de combate à corrupção, o Brasil se encontra "numa encruzilhada". Dirigindo-se ao pedaço da plateia que veste toga, Moro fez algo muito parecido com uma conclamação: "Que tenhamos sensibilidade para as necessidades do contexto. E isso significa, a meu ver, uma aplicação rigorosa da lei em relação à corrupção sistêmica."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Moro: contra corrupto profissional, o vigor da lei - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza