Topo

Merkel teve a melhor reação à vitória de Trump

Josias de Souza

10/11/2016 00h29

Entre todos os líderes mundiais, a chanceler alemã Angela Merkel foi a que exibiu a reação mais adequada ao triunfo de Donald Trump. No geral, prevaleceu nas manifestações a hipocrisia. Essa hipocrisia foi dos votos de "boa sorte" à mediocridade quando o que a maioria desejava a Trump era um azar de chuva de canivete, até a hipocrisia do puxa-saco que trocou a crítica pelo elogio oportunista.

Só Merkel foi franca. Ela impôs condições para estabelecer parcerias com o sucessor de Barack Obama. "Alemanha e Estados Unidos são unidos por valores —democracia, liberdade, respeito ao Estado de direito, dignidade das pessoas independentemente de sua origem, cor da sua pele, religião, gênero, orientação sexual e visões políticas", disse a chanceler da Alemanha. "Com base nesses valores, me ofereço para trabalhar de perto com o futuro presidente dos Estados Unidos, Donald Trump."

Durante a campanha eleitoral americana, Trump acusou Merkel de "insanidade". Disse que ela está arruinando a Alemanha com sua política de acolhimento de refugiados. Agora, para se entender com a mandachuva do país mais poderoso da Europa, Trump terá de ser uma espécie de ex-Trump.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Merkel teve a melhor reação à vitória de Trump - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza