Topo

Renan adia votação sobre abuso de autoridade

Josias de Souza

14/12/2016 21h22

Pressionado, Renan Calheiros, presidente do Senado, retirou da pauta de votações o projeto sobre abuso de autoridade. Após farejar o risco de derrota, Renan aceitou a sugestão de remeter a proposta para a Comissão de Constituição e Jutiça. Assim, o debate sobre a matéria recomeçará a partir de fevereiro de 2017, quando termina o mandato de Renan como presidente da Casa.

Renan escorou-se numa sugestão do senador José Agripino Maia (DEM-RN) para retirar da pauta o projeto que havia priorizado. Sentindo o pulso do plenário, Agripino insinuou que Renan poderia arrostar uma derrota se esticasse a corda. Para que não houvesse "nem vencedores nem vencidos", sugeriu o envio do projeto à COmissão de Justiça, com o compromisso de que o debate seria retomado em fevereiro.

Percebendo-se em minoria, Renan deu meia-volta: "Agradeço a intervenção do sendor José Agripino. Interpretando o sentimento da Casa, quero adotar a sugestão. A proposta foi retirada de pauta."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Renan adia votação sobre abuso de autoridade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza