Gilmar: Janot é procurador-geral mais desqualificado que já passou pelo MPF
Josias de Souza
07/08/2017 15h09
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, elevou o timbre de seus ataques ao chefe do Ministério Público Federal. Disse que Rodrigo Janot é "o procurador-geral mais desqualificado que já passou pela história da Procuradoria, porque ele não tem condições, na verdade, não tem preparo jurídico nem emocional para dirigir algum órgão dessa importância."
Gilmar atacou Janot em entrevista à Rádio Gaúcha (ouça no rodapé), na manhã desta segunda-feira. Na noite da véspera, o ministro jantara no Jaburu com Michel Temer, de quem é amigo e conselheiro. Presidente do TSE, Gilmar disse ter trocado ideias com o inquilino do palácio residencial sobre reforma política. E sentiu-se à vontade para desancar a colaboração judicial da JBS, usada por Janot para flechar Temer.
Gilmar declarou ter "absoluta certeza" de que o acordo de delação da JBS será revisto. "Como agora a Polícia Federal acaba de pedir a reavaliação do caso do Sérgio Machado, que é um desses casos escandalosos de acordo. Certamente vai ser suscitado em algum processo e será reavaliado." Janot ainda não se manifestou.
Considerando-se que o polêmico acordo com a JBS foi homologado pelo relator da Java Jato, Edson Fachin, e referendado pela maioria do plenário do Supremo, pode-se intuir que Gilmar, jurisconsulto de mostruário, considera que alguns de seus colegas são os piores magistrados da história da Suprema Corte. O que pode levar outros ministros a concluírem que falta preparo jurídico e emocional a Gilmar.
Os ataques de Gilmar recrudescem no instante em que Janot prepara uma segunda denúncia contra Temer e o presidente discute com seus advogados a hipótese de arguir a suspeição do procurador-geral, acusando-o de agir com propósitos políticos. A despeito da atmosfera conflagrada, Gilmar dá de ombros para o pedaço da imprensa que estranha sua proximidade com o acusado Temer: "Criaram essa psicose em torno dos encontros com o presidente da República, isso é uma bobagem", disse.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.