PSOL tenta proibir Crivella de viajar no Carnaval
Josias de Souza
15/02/2018 03h20
No final de 2017, também por sugestão de Paulo Pinheiro, os vereadores cariocas aprovaram emenda que obriga o prefeito a prestar contas de suas viagens ao exterior 15 dias depois do regresso. A nova regra já se aplica à fuga que livrou Crivella dos tamborins de 2018. Terá de informar os nomes dos membros de sua comitiva, o custo para o bolso do contribuinte e a serventia da excursão à Alemanha, Áustria e Suécia.
É nesse decreto que regulamentou as viagens do prefeito que o vereador Paulo Pinheiro deseja introduzir uma emenda que impeça o chefe do Executivo municpal de se ausentar da cidade no Carnaval. Cogita-se estender a proibição ao Rèveillon, outra data em que o Rio recebe legiões de turistas.
Se aprovada, a emenda talvez não resista a uma ação direta de inconstitucionalidade. Mas será divertido ver o bispo-prefeito requerendo no Supremo Tribunal Federal um habeas corpus que lhe assegure o direito de ir e vir —sobretudo de ir… Para bem longe do Rio e de suas festas profanas.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.