Barroso prorroga inquérito sobre Temer e determina a apuração de vazamento
Josias de Souza
27/02/2018 17h07
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por 60 dias o inquérito sobre o caso dos portos, no qual Michel Temer figura como investigado. Apura-se a suspeita de recebimento de propina em troca da edição de um decreto do presidente que favoreceu empresas do setor portuário.
No mesmo despacho, datado desta terça-feira, o ministro determina a abertura de um novo inquérito, para apurar o vazamento da informação sigilosa. Refere-se a notícia veiculada pelo Globo e mencionada aqui. Nela, revelou-se que, contrariando pedido feito pela Polícia Federal, a procuradora-geral da República Raquel Dodge se negou a requisitar ao Supremo a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Michel Temer. Alegou que não há, por ora, elementos que justifiquem a providência.
Relator do processo contra Temer no Supremo, Barroso tomou as decisões menos de 24 horas depois de receber manifestação de Raquel Dodge a favor da prorrogação do inquérito, que havia sido solicitada pelo delegado Cleyber Malta Lopes na semana passada. O despacho do ministro tem uma folha e meia. Vão reproduzidas abaixo:
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.