Topo

Moraes critica palpiteiros do setor de segurança

Josias de Souza

05/03/2018 14h54

Ex-secretário de Segurança do governo tucano de Geraldo Alckmin e ex-chefe da pasta da Justiça sob Michel Temer, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, está aborrecido. Deve-se a irritação do magistrado ao excesso de "palpites" sobre um tema que lhe é caro: a segurança pública. O desgosto de Moraes transbordou para as redes sociais.

"Triste vermos tantos 'especialistas' em segurança pública dando palpites, sem nunca ter atuado na investigação ou no processo penal", ralhou Alexandre de Moraes no Twitter. "Não conhecem a polícia, o Ministério Público ou a Justiça, mas se sentem competentes para criticar, ignorando a dor das vítimas. Incompetência pura."

No momento, Moraes coloca todos os seus conhecimentos a serviço de uma comissão de juristas que elabora projetos de lei para enderecer o combate ao crime organizado. Faz isso com a experiência de quem não conseguiu domar o PCC em São Paulo. Decerto aplica à nova tarefa os conhecimentos proporcionados pelo fracasso do Plano Nacional de Segurança Pública, que anunciou há um ano, ainda na pele de ministro da Justiça.

Toda a especializacão de especialistas como Alexandre de Moraes não tem sido suficiente para deter o avanço da criminalidade que apavora os brasileiros. Incompetência? Não, não. Absolutamente. O problema é que o especialista em segurança pública acaba sempre passado pra trás pela bandidagem, que não entende nada de segurança, mas é especialista em passar pra trás.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Moraes critica palpiteiros do setor de segurança - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza