Aliados de Lula contam com nova derrota no STF
Josias de Souza
08/05/2018 01h52
A notícia de que o ministro Dias Toffoli votou contra recurso que pedia a libertação de Lula na Segunda Turma do Supremo deixou desanimados os aliados do preso mais ilustre da Lava Jato. Toffoli acompanhou o voto do relator Edson Fachin.
Dá-se de barato entre os apologistas do movimento "Lula Livre" que Celso de Mello fará o mesmo. Nessa hipótese, estaria formada uma maioria de pelo menos 3 a 2, pois a turma é composta por cinco ministros. Ainda que Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votassem a favor da abertura da cela de Lula, o jogo estaria jogado.
O julgamento do recuso é "virtual". Foi aberto por Fachin na última sexta-feira. E o prazo para que todos os ministros da Segunda Turma adicionem seus votos no sistema eletrônico do Supremo termina na quinta-feira (10). Lula está preso numa sala da Polícia Federal, em Curitiba, desde 7 de abril. Seu encarceramento fez aniversário de um mês nesta segunda-feira.
A despeito dos maus presságios, o preso disse ao amigo Leonardo Boff, que o visitou, que é "candidatíssimo". Absteve-se de explicar como se livrará da tranca e do título de ficha-suja.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.