Topo

Lula cita sua mãe para rebater vice de Bolsonaro

Josias de Souza

19/09/2018 14h33

Lula endereçou uma "carta" ao general Hamilton Mourão. Nela, tachou de "medíocre" o conceito difundido pelo candidato a vice de Jair Bolsonaro segundo o qual as famílias pobres "sem pai e avô, mas com mãe e avó" são "fábricas de desajustados" que fornecem mão de obra ao narcotráfico.

"General Mourão, não julgue avós e mães pobres pelo seu conceito medíocre sobre a espécie humana", escreveu Lula. "Se o senhor já pensava assim não deveria ter chegado a general e muito menos querer ser vice-presidente."

Para reforçar sua argumentação, Lula evocou o exemplo de sua mãe: "Eu e sete irmãos fomos criados por uma mulher analfabeta chamada Dona Lindu e duvido que exista alguém na sociedade brasileira que educou os filhos melhor do que ela. Pode ter igual, melhor nunca." Arrematou: "General, um conselho, faça um curso sobre humanismo."

Lula talvez devesse poupar a memória de sua mãe, abstendo-se de envolvê-la numa disputa eleitoral tão encarniçada. Conforme já comentado aqui, a posição do general Mourão exala preconceito. Contudo, o vice de Bolsonaro pode ficar tentado a utilizar a atual condição de Lula, um presidiário condenado a 12 anos e um mês de reclusão por corrupção e lavagem de dinheiro, para reforçar seu ponto de vista. Dona Lindu não merece.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula cita sua mãe para rebater vice de Bolsonaro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza