Topo

Haddad falando de exotismo é cúmulo do exótico

Josias de Souza

24/09/2018 16h34

Em conversa com repórteres, nesta segunda-feira, o presidenciável petista Fernando Haddad queixou-se dos exostismos que marcam a eleição de 2018. Afirmou que a democracia brasileira "está sendo ameaçada diariamente com suposições" —ora os questionamentos à confiabilidade das urnas eletrônicas, ora insinuações de que o resultado da eleição pode ser contestado.

"O mundo está observando o Brasil com muito cuidado em função desses movimentos exóticos, estranhos à tradição que consolidamos depois da redemocratização", disse Haddad. Uma repórter quis saber se o propósito era o de "bater em Jair Bolsonaro", que já insinuou que o PT só retornaria ao Planalto mediante "fraude eleitoral". E o candidato: "Aí é você que está fazendo a sugestão, porque está lendo o mesmo noticiário que eu".

De fato, a campanha está espantosamente exótica. O PT e Haddad ainda não se deram conta. Mas fazem parte da esquisitice. O petista conversou com os repórteres defronte da sede da Polícia Federal em Curitiba. Pela segunda semana consecutiva, foi receber instruções de Lula, com quem se reuniu na cela por três horas.

Um candidato-poste, vice-líder nas pesquisas, falando de exotismo eleitoral na porta da cadeia depois de ser orientado pelo padrinho-presidiário é o cúmulo do exótico. Considerando-se que seu principal rival se mantém no topo das sondagens eleitorais mesmo estando hospitalizado depois de receber uma facada, conclui-se que o exótico adquiriu uma doce, persuasiva, admirável naturalidade. O eleitor brasileiro suprimiu dos seus hábitos o ponto de exclamação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Haddad falando de exotismo é cúmulo do exótico - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza