Topo

Cabral com tornozeleira desmoralizaria Lava Jato

Josias de Souza

24/12/2018 03h48

Sergio Cabral apaixonou-se pela ideia de virar um delator premiado. Se for um sentimento platônico, será inofensivo. Se a paixão for correspondida, a Lava Jato pode estar em apuros. Ainda que Cabral revelasse uma insuspeitada conexão entre a roubalheira que humilha o Rio de Janeiro e o Vaticano, a negociação de um acordo de colaboração premiada a essa altura seria um flerte do Ministério Público Federal com o escárnio.

Irreconhecível, Cabral ingressou na política como um homem de bem. Cresceu na vida pública como um homem que se dá bem. E caiu em desgraça ao ser flagrado com os bens. Uma avalanche de sentenças soterrou-lhe a biografia. Por ora, coleciona condenações que, somadas, resultam em 198 anos e seis meses de prisão.

O ex-governador do Rio chegou a esse ponto escarnecendo dos investigadores. No princípio, negava todos os crimes. Mas sua inocência virou uma ilha cercada de provas em contrário por todos os lados. Passou, então, a vender a tese segundo a qual não cometeu o crime de corrupção, fez "apenas" um caixa dois eleitoral. O lero-lero não colou.

Cabral trancou-se em seus rancores, silenciando no último interrogatório conduzido pelo juiz Marcelo Bretas, há dez dias. É contra esse pano de fundo que chega a notícia sobre a súbita paixão do corrupto fluminense pelo instituto da delação e, sobretudo, pela perspectiva de premiação. Sonha com uma prisão domiciliar.

Pela lógica da delação, Cabral teria de suar o dedo apontando para cima. O problema é que ele já frequenta o topo da cadeia alimentar na selva da corrupção.

Diz-se que o candidato a delator dispõe de segredos que incriminariam inclusive o Judiciário, espirrando lama até a altura do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Admita-se que não é um blefe. Ainda assim, qualquer negociação que resultasse na abertura automática da cela de Cabral seria intolerável.

A imagem de Cabral arrastando uma tornozeleira eletrônica entre o home theater e a sacada de um apartamento elegante de Ipanema estilhaçaria a vitrine carioca da Lava Jato. Além de desmoralizar o esforço anticorrupção, um acordo generoso com o larápio ofenderia as vítimas do assalto.  

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cabral com tornozeleira desmoralizaria Lava Jato - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza