Topo

Briga Bolsonaro X Bebiano é caso para o Procon

Josias de Souza

19/02/2019 17h00

Vieram à luz treze áudios de WhatsApp que compõem o arranca-rabo entre Jair Bolsonaro e Gustavo Bebianno. Todo brasileiro em dia com o Fisco deveria exigir seu dinheiro de volta. Então, você paga os salários da dupla, a internação no Albert Eienstein, o honorário dos médicos, a estrutura do gabinete ministerial, a conta dos celulares, você banca todo o custo do espetáculo e a briga foi só aquilo?

Ninguém esperava por uma troca de socos. Entretanto, considerando-se a expressão dos adversários —um presidente da República e um ministro palaciano—, o mínimo que se exigia era uma ou outra frase de efeito, um raciocínio qualquer que compensasse o dinheiro investido. E nada!

O que se vê são duas hipotéticas autoridades comportando-se como adolescentes inarticulados. A dupla troca farpas numa escalada oca. É como se o presidente e o auxiliar desejassem desperdiçar o tempo e o dinheiro da República numa exposição grotesca de sua própria mediocridade.

Como se fosse pouco, havia no ringue um lutador invisível. A certa altura, Bebianno diz que Bolsonaro estava "envenenado", numa alusão a Carlos Bolsonaro, o filho-tuiteiro que frequentemente incendeia os miolos do pai-presidente. Leia aqui notícia sobre o tema. E ouça abaixo os áudios. Ao final, você perguntará de si para si: a Bolsa de Valores caiu, os negócios do país foram suspensos, as reformas foram ameaçadas por conta desse espetáculo pobre?

Ora, francamente! Se fosse possível levar os áudios à balança, não haveria neles nem um miligrama de interesse público. A nação está diante de um exemplo típico de propaganda enganosa. Espera-se que a Polícia Federal encontre o pus no fim desse túnel. Até lá, como a tolice e a mediocridade ainda não são causas para o impeachment, não resta senão recorrer ao Procon.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Briga Bolsonaro X Bebiano é caso para o Procon - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza