Topo

Diálogo de Bolsonaro com centrão pede luz acesa

Josias de Souza

03/04/2019 21h16

A política se desenvolve em duas dimensões. Numa, as discussões ocorrem na arena pública, sob a luz do Sol. Noutra, os interesses são trançados no escurinho. Até outro dia, Executivo e Legislativo brigavam no centro do palco. Líderes da desavença, Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia perceberam que o arranca-rabo não levaria a lugar nenhum. De repente, apagaram-se as luzes. E os atores discutem a relação longe dos refletores. É nessa hora que você precisa abrir o olho.

No gogó, os ânimos estão serenados. Maia e Bolsonaro ainda não se encontraram. Mas já não trocam caneladas. Sergio Moro, que estava abespinhado com o presidente da Câmara, já se acertou com ele. O ministro Paulo Guedes, que fugira da Comissão de Justiça da Câmara com receio das balas perdidas, já esteve no Congresso um par de vezes.

A atmosfera de concórdia pode ser mantida ou não. Tudo dependerá dos acertos que estão sendo costurados longe dos refletores. De repente, o Planalto estendeu o tapete vermelho para os partidos do centrão e legendas assemelhadas. Nesta quinta-feira, de volta de Israel, Jair Bolsonaro receberá em encontros separados os dirigentes das legendas que, nas palavras dele, representam a velha política.

É tudo muito lindo e necessário. Sem fazer política, o Executivo não sai do lugar. E o Legislativo não é senão uma invenção das sociedades modernas para resolver os seus conflitos sem recorrer à violência. Dito isso, é preciso responder duas perguntas simples: O que a turma do centrão deseja tomar para entregar ao governo a reforma da Previdência? O que Jair Bolsonaro se dispõe a dar? Para elucidar essas dúvidas, a primeira providência é acender a luz.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Diálogo de Bolsonaro com centrão pede luz acesa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza