Topo

Lula diz que ministros do STJ 'combinaram votos'

Josias de Souza

23/04/2019 20h15

Lula diz que 'não esperava nada' do julgamento do STJ

UOL Notícias

Ao ser informado sobre a decisão que resultou na redução de sua pena para oito anos e dez meses de prisão, Lula se absteve de comemorar. Declarou que o julgamento da 5ª turma do Superior Tribunal de Justiça, como os anteriores, foi "político". E acusou os quatro ministros que participaram da sessão de "combinar os votos". Disse que sua pena "tem que ser zero."

As reações de Lula foram transmitidas pelo deputado estadual do PT de São Paulo Emídio de Souza, que o visitou na cela especial da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Segundo o relato de Emídio, o presidiário afirmou: "Da mesma forma que eu fui julgado politicamente, […] vou ser libertado politicamente, pela luta do povo brasileiro."

Não é a primeira vez que Lula acusa magistrados de combinar votos. Quando o TRF-4 confirmou a sentença do então juiz Sergio Moro no caso do tríplex, elevando a pena para 12 anos e um mês, o líder máximo do PT dissera algo semelhante: "Construíram um cartel para dar uma sentença unânime": a elevação da pena de 9 anos e dez meses para 12 anos e um mês.

Foi essa senteça unânime que o STJ reformou agora, reduzindo para 8 anos e dez meses. "Não foi uma coincidência os juízes jogarem todos do mesmo jeito", disse Emídio de Souza, ecoando Lula ao transmitir para militantes petistas o que ouvira dele. "Eles tinham uma combinação, como já tiveram no TRF-4, em janeiro de 2018, quando condenaram por três a zero."

Como se vê, a despeito ter sido convertido num corrupto de terceira instância, Lula continua determinado a viver num Brasil alternativo, onde nada do que foi descoberto sobre ele aconteceu.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula diz que ministros do STJ 'combinaram votos' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza