Topo

Temer, Bolsonaro e a ala bandoleira da política

Josias de Souza

09/05/2019 20h25

O brasileiro que tem o hábito de acompanhar o noticiário é tomado de assalto —com duplo sentido, por favor— por dois acontecimentos reveladores. Num, o ex-presidente Michel Temer acerta suas contas com a Justiça. Noutro, a ala bandoleira do Congresso impõem derrotas em série ao governo de Jair Bolsonaro. Quem quiser compreender o que está acontecendo precisa analisar a conjuntura combinando esses dois fatos.

Fora da Presidência, Temer entrou para um clube seleto. Virou sócio-atleta da Lava Jato. Há no Brasil seis ex-presidentes da República vivos. Cinco foram fisgados pela operação anticorrupção. Viraram protagonistas de enredos criminais abraçados a um conglomerado partidário que reúne o que há de mais arcaico e patrimonialista no Congresso. A política nacional encontra-se numa encruzilhada.

Num instante em que Lula continua preso e Temer amarga sua segunda passagem pela cadeia, o bloco do atraso cerca Bolsonaro no Congresso. O cerco é liderado por parlamentares que também estão encrencados na Lava Jato. Mas eles se movem pelos subterrâneos de Brasília como se nada tivesse sido descoberto sobre eles. Exigem privilégios, verbas e cargos. Bolsonaro já encostou a barriga no balcão. Mas ainda não entregou toda a mercadoria. Por isso é derrotado.

O que há de mais preocupante nessa conjuntura não é a confirmação de que o sistema político apodreceu. O que inquieta é a percepção de que o pedaço bandalho da política não tem a menor intenção de se regenerar. Diz a Constituição que o Brasil é uma República. Engano. Vivemos numa cleptocracia monárquica. Nela, reina a avacalhação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Temer, Bolsonaro e a ala bandoleira da política - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza