Topo

Relator da reforma se vinga de crítica de Guedes

Josias de Souza

05/07/2019 00h43

Acusado por Paulo Guedes de abortar a nova Previdência, o relator da reforma, deputado Samuel Moreira deu o troco no ministro da Economia. Após a aprovação do texto-base do seu relatório na comissão especial, o parlamentar declarou que a mexida previdenciária "não resolve tudo". Sem mencionar Guedes, cobrou: "O governo tem que ter um programa."

"O que nós vamos fazer é tentar promover um alicerce para que o governo tome outras atitudes, mas vai depender do governo", acrescentou Samuel Moreira (PSDB-SP). "Tem que ter um programa na Saúde, na Educação, de crescimento econômico."

De passagem pela capital paulista, Paulo Guedes celebrou a aprovação do texto de Samuel Moreira. Previu um desfecho rápido. "Eu acredito que a Câmara vai aprovar ainda antes das férias. (…) Eu confio no Congresso brasileiro".

Há 20 dias, o tom de Guedes era outro. Quando a primeira versão do relatório de Samuel Moreira veio à luz, o ministro bateu na altura da linha da cintura. Disse que os deputados "mostraram que não há compromisso com as novas gerações. O compromisso com os servidores públicos do Legislativo foi maior do que o com as novas gerações. (…) Eu acho que houve um recuo que pode abortar a Nova previdência."

Nesta quinta-feira, coube a Samuel Moreira fustigar o ministro. Fez isso ao desqualificar o pedido de Jair Bolsonaro para abrandar as regras de aposentadoria de corporações policiais. Antes da votação de uma emenda que atendia aos desejos do presidente, o relator foi à forra: "A gente tem que reconhecer o trabalho da segurança, mas a gente tem que ser a favor de um orçamento. Eu considero esse destaque a destruição da reforma."

Samuel Moreira, o presidente da Câmara Rodrigo Maia e os líderes do centrão ficaram incomodados com o silêncio de Guedes diante da recaída corporativista de Bolsonaro. Avaliaram que a coragem do ministro da Economia revelou-se uma estranha qualidade, que lhe falta justamente no momento em que seria mais necessária.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Relator da reforma se vinga de crítica de Guedes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza