Topo

Estratégia política de Bolsonaro inclui Lula livre

Josias de Souza

20/10/2019 05h24

Em conversa com Jair Bolsonaro, um senador disse estar preocupado com a libertação iminente de Lula. Fez o comentário no final do encontro, quando se despedia. Impressionou-se com a resposta. Ao reproduzir o diálogo a outros dois parlamentares, disse ter escutado do presidente o seguinte: "Mais cedo ou mais tarde, o Lula sairia da cadeia. Acho que sairá em boa hora".

O interlocutor de Bolsonaro declarou  ter saído do encontro com a convicção de que a estratégia de Bolsonaro para a reeleição inclui uma aposta na polarização com o PT. Algo que lhe permita engrenar um discurso baseado no risco de volta da esquerda ao Poder. Um risco que só ele poderia deter.

É como se Bolsonaro, em baixa nas pesquisas, enxergasse Lula como um bom cabo eleitoral. Ironicamente, a julgar pela forma como espinafra Bolsonaro, Lula enxerga a mesma coisa no inquilino do Planalto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estratégia política de Bolsonaro inclui Lula livre - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


Josias de Souza