Topo

Josias de Souza

Procuradoria investiga Mais Médicos em Goiás

Josias de Souza

24/02/2014 15h19

O Ministério Público Federal abriu, em Goiás, um inquérito para investigar a execução do Mais Médicos. Num instante em que o programa é trombeteado em campanha publicitária como a redenção do setor de saúde, o procurador Ailton Benedito de Souza decidiu apurar suspeitas de irregularidades e omissões. A portaria que instaurou o inquérito, disponível aqui, menciona três problemas que serão objeto da investigação.

1. Menos Médicos: Deseja-se apurar a veracidade de notícias sobre a dispensa de médicos que já integravam os quadros funcionais de prefeituras para justificar a requisição de profissionais recrutados pelo Mais Médicos, cujos salários são pagos com verbas federais.

2. Abandono de emprego: Vai-se perscrutar as causas e as consequências do abandono dos postos de trabalho por médicos do programa federal.

3. Efeito Cuba: O procurador decidiu esclarecer também denúncias de que médicos cubanos estariam sofrendo constrangimentos no exercício do direito de se locomover livremente em território brasileiro.

Ailton de Souza requisitou cópia de inquérito aberto pelo Ministério Público do Trabalho da 10ª Região contra o Mais Médicos. Em ofício endereçado ao Ministério da Saúde, requisitou também: a relação dos municípios goianos que receberam profissionais do Mais Médicos, a lista dos médicos que abandonaram o programa no Estado e a cópia do termo de cooperação firmado com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), a entidade que serve de intermediária para a importaçao dos médicos de Cuba.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.