Topo

Josias de Souza

Yoani revela: a esquerda brasileira não morreu

Josias de Souza

19/02/2013 05h05

Ela entrou em parafuso na época em que FHC a trocou pelo PFL. Perdeu o rumo quando Lula se negou a levá-la para Brasília. Sumiu do mapa depois que o ex-operário começou a desfilar pelos salões da capital de braços dados com Jeffersons, Valdemares e outros azares. O país se perguntava há anos: onde está a Esquerda Brasileira? O que faz que não reage?

O longo sumiço levou muita gente a imaginar que ela tivesse morrido. Porém, após angustiante espera, ela reapareceu. Descobriu-se que, desiludida, ela largara tudo, trancara-se em seus rancores e passara a buscar em segredo uma causa que a motivasse. De vez em quando, apalpava-se na altura da cintura e alarmava-se com os focos de prosperidade que se avolumavam ali. No entanto…

Antes que decidisse entre converter-se à direita ou aderir a uma dieta, a Esquerda Brasileira encontrou na visita da blogueira cubana Yoani Sánches o biotônico existencial que lhe faltava. Em menos de 24 horas, a ex-sumida protestou contra a inimiga da ditadura dos irmãos Castro em dois aeropostos –Recife e Salvador— e numa sala de projeções na cidade baiana de Feira de Santana.

Aparelhada pela embaixada de Cuba em Brasília, a Esquerda Brasileira mostrou que ainda está em forma. Não deu colher de chá nem a Eduardo Suplicy. Sapecou no senador, que acompanhava Yoanis no interior da Bahia, o epíteto de "traidor". A bloqueira encantou-se com o vigor de seus antagonistas. Disse sonhar com o dia em que protestos do gênero ocorrerão em Cuba sem que ninguém vá em cana.

Para azar da Esquerda Brasileira, a visita de Yoanis ao país vai durar apenas sete dias. A boa notícia é que a Esquerda nacional já não precisa resignar-se, autoflagelar-se ou entregar-se às novelas e ao BBB. Pode mudar-se para Cuba e realizar o sonho de Yoanis, perseguindo-a dia e noite pelas ruas de Havana.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.