Topo

Josias de Souza

Caso Siemens: PT e PSDB sonegam o essencial

Josias de Souza

29/11/2013 16h50

.

Informação e educação, eis as duas coisas mais perigosas do mundo. Juntas, elas levam fatalmente à alforria da compreensão. Agora mesmo, a plateia observa o desenrolar do caso do cartel de trens e do metrô de São Paulo e percebe: PT e PSDB discordam nos detalhes e não conseguem se entender no essencial.

Nesta sexta, em visita a São Paulo, palco da rinha retórica, o presidenciável tucano Aécio Neves ironizou o ministro petista José Eduardo Cardozo (Justiça). "Achei meu amigo ministro um pouco nervoso com esse episódio", disse, referindo-se à entrevista que Cardozo concedera na véspera.

Acusado pelo tucanato de enviar à PF papeis apócrifos e forjados com propósitos eleitorais, o ministro da Justiça informou que vai processar tucanos que o ofenderam. "Acho lamentável que queiram transformar quem cumpre a lei em réu apenas pelo fato de que existe uma investigação que existe desde 2008. A maior parte dos países em que houve esse escândalo já investigou, já puniu pessoas envolvidas, o Brasil ainda caminha lentamente."

E Aécio: "Estamos pedindo esclarecimentos. Não há motivos para tanto nervosismo. Não sei se o Cade funciona dentro do gabinete da Justiça. Esse documento vem com uma tradução que não corresponde ao original que chegou a ele. O PSDB quer que essas questões sejam investigadas em profundidade."

De um lado, o ministro arrasta para a arena política órgãos como Cade e PF, que deveriam realizar trabalho técnico. Do outro lado, a principal liderança da oposição trombeteia a fumaça que Cardozo espalha e silencia sobre o incêndio em que arde a reputação do tucanato paulista.

Informada e educada, a plateia adoraria saber: Quantas licitações descarrilaram em São Paulo? Em que estágio se encontra a investigação? Qual o valor da tunga? Quem são os culpados? Já bloquearam os bens?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.