Topo

Josias de Souza

‘Conversar não arranca pedaço’, declara Renan

Josias de Souza

30/10/2014 19h25

Jonas Pereira/Ag.SenadoDiz-se que o governo de Dilma Rousseff não se entende com seus próprios aliados. Bobagem. Na verdade, eles já nem se falam. Ouça-se, a propósito, o que disse um protogovernista Renan Calheiros, presidente do Senado:

"Definitivamente, precisamos conversar. Essa interlocução precisa estar mais presente de lado a lado. A construção de uma grande convergência, de uma agenda nacional, a criação de um momento novo de união nacional precisa de conversas de lado a lado. Mesmo que as pessoas não concordem em algumas coisas, elas precisam conversar. Conversa, todos sabem, não arranca pedaço."

Nesta quinta-feira, a pedido de Dilma, o ministro Aloysio Mercadante começou a conversar. Em reunião com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, o chefe da Casa Civil pediu cautela na votação de propostas que elevem os gastos do Tesouro. O diabo é que, para Renan, reunião que não tem a participação dele não vale.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.