Topo

Josias de Souza

Renan cospe no prato em que não pode comer

Josias de Souza

07/06/2016 00h47

Alan Marques/Folha

Renan Calheiros, presidente do Senado, divulgou uma nota oficial para aplaudir a ordem de Michel Temer de suspender as nomeações de novos diretores e presidentes de estatais. "É uma decisão oportuna e que repõe os critérios técnicos para preenchimento de cargos estratégicos no país."

A exaltação de Renan à meritocracia chega num instante em que seu apadrinhado Sérgio Machado, depois de pilhar as arcas da Transpetro por 12 anos, leva os lábios ao trombone numa delação devastadora. Beneficiário de machadianas que somam R$ 30 milhões, Renan cospe num prato em que já não pode comer.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.