PT e 5 aliados divulgam nota em defesa de Lula
Josias de Souza
20/09/2012 16h27
Escorando-se na notícia segundo a qual Marcos Valério anda dizendo que Lula é o verdadeiro chefe do mensalão, a oposição cobrou explicações e anunciou que irá à Procuradoria. Não agora, só depois da proclamação do veredicto do STF.
Evocando Getúlio e Jango, os lulistas chamam de "fantasiosa" a notícia sobre as declarações de Valério e atacam: "As forças conservadoras revelam-se dispostas a qualquer aventura. Não hesitam em recorrer a práticas golpistas, à calúnia e à difamação, à denúncia sem prova."
Acrescentam: "O que querem agora é barrar e reverter o processo de mudanças iniciado por Lula, que colocou o Brasil na rota do desenvolvimento com distribuição de renda…" Mais: "…Tentam apenas confundir a opinião pública. Quando pressionam a mais alta Corte do país, o STF, estão preocupados em fazer da ação penal 470 um julgamento político, para golpear a democracia…"
Submetido ao tiroteiro de notas, Lula sacou rapidamente o seu silêncio. Não é bobo. O STF vai demonstrando que a verdade pode triunfar. Não é hora de correr riscos. A história nem sempre é justa nos seus epílogos. Personagens como Stalin e Franco morreram na cama. Gandhi e Luther King, não.
Sobre o autor
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.